Concepções de Currículo da EJA

Encontros

9º Encontro - 04/12/2020

10º Encontro - 11/12/2020

11º Encontro - 18/11/2020

Apresentação

Apresentação 04/12/2020

Dados da demanda da EJA em MG

Apresentação 11/12/2020

Apresentação 18/11/2020 (educação matemática)

Apresentação 18/11/2020 (sequência didática)

Atividade Avaliativa

Atividade Avaliativa - Concepções de Currículo da EJA

Leituras indicadas

👉ATENÇÃO!!!


9º Encontro

  1. ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares. REVEJ@-Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, 2007. Disponível em:<http://mariaellytcc.pbworks.com/f/REVEJ@_0_MiguelArroyo.pdf>. Acesso em: 7 de maio de 2019.

  2. BES, Pablo. Currículo e Desafios Contemporâneos. Grupo A, 2020.

  3. BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília:MEC;SEB; DICEI,2013.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&iew=do wnload&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013 pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 out. 2017.

  4. DA SILVA, Analise de Jesus. Base de Dados - Municípios MG. Resultado  do  Projeto  de  Pesquisa financiado pelo PROEXT 2015 com metodologia  de  triangulação dos dados da PNAD 2014, do IBGE / Censo 2010 e do Banco Multidimensional de Estatísticas. Disponível em: https://neja.fae.ufmg.br/index.php/pesquisa/ (acesso em 30/11/2020).

  5. MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei nº 9.394/96: a possibilidade de constituir-se como política pública. Em Aberto, v. 22, n. 82, 2009. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2240/2207>. Acesso em: 10 de maio de 2019.

  6. MOREIRA, A.F.B. Currículo: concepções, políticas e teorizações. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/211-1.pdf (acesso em 30/11/2020).

  7. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n23/n23a11.pdf>. Acesso em: 10 de maio de 2019.

  8. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

  9. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo.3° Edição. Editora Autêntica. 2010.

  10. YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf . Acesso em: 04/12/2020.



 ✅ 10º ENCONTRO


TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EJA 

  1. BRITO, B. M. S. Novas Tecnologias Na Educação De Jovens E Adultos: Quem Usa A Favor De Quem E Para Quê? 2009. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo- morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_1275.pdf .

  2. FERRARI, Ana Claudia Ferrari; OCHS, Mariana; MACHADO, Daniela Machado. Guia da Educação Midiática. São Paulo : Instituto Palavra Aberta, 2020. Disponível em: https://educamidia.org.br/guia#recursos-complementares Acesso em 09/12/2020.

  3. NASCIMENTO, Júlio; COSTA, Roberta; ALMEIDA, Caroline. Inclusão Digital E a Educação De Jovens E Adultos (Eja): Uma Breve Revisão Bibliográfica. XII Educere, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21130_10464.pdf Acesso em 09/12/2020

  4. PRETTO, Nelson de Luca. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETO, N e SILVEIRA, S. A. (org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador, Edufba, 2008. Disponível em: http://books.scielo.org/id/22qtc/pdf/pretto-9788523208899-06.pdf . Acesso em 09/12/2020.

  5. TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.40, n.92, out./dez. 1963. p.10-19. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1396/1135 Acesso em 09/12/2020.

MULTILETRAMENTOS NA EJA

1. GUEDES, Paulo Coimbra, SOUZA, Jane Mari de NEVES, Iara C., SCHÄFFER, Neiva O., KLÜSENER, Renita (org.). Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 1998. 

2. KLEIMAN, Angela B, MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999.

3. ROJO, R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. 

11º ENCONTRO

MATEMÁTICA NA EJA

  1. DAMASCENO, A. A.; OLIVEIRA, G. S.; CARDOSO, M. R. G. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: a importância da contextualização. Cadernos da Fucamp, v.17 n.29, p.112-124/2018. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1347/937 Acesso em 04/12/2020.

  2. MELO, Ruth; EZEQUIEL, José Elionaldo. A educação matemática na eja (educação de jovens e adultos): um estudo de caso no município de desterro - PB. Educ.&Tecnol. Belo Horizonte, v. 22,  n. 2, p. 23-34,  mai./ago. 2017. Disponível em: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/734 Acesso em 04/12/2020.

  3. TRAVALHA, Conceição Clarete Xavier. Educação Matemática e conflitos sociais: perspectivas, relações sociais e práticas educativas. Curitiba: Appris, 2017. 

  4. Xavier, Conceição Clarete. A psicologia como ferramenta do professor: aplicações em sala de aula. Belo Horizonte : CAED-UFMG, 2012. Disponível em: http://150.164.25.15/ead/acervo/livros/A%20Psicologia%20como%20Ferramenta%20do%20Professor.pdf Acesso em 04/12/2020

  5. XAVIER, Conceição C.; TRAVALHA. R. G. Elementos para uma educação integrada: uma perspectiva complexa e transdiciplinar. In: Elizabeth Miranda de Lima; Luciana Marino do Nascimento; Luciete Bastos de Andrade Alburquerque. (Org.). Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. , p. 183-195.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1.     FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Ana Maria Araújo (Org.). São Paulo: Paz e Terra, 2014.

2.     SOARES, A. G.; Da SILVA, A. ; ARAUJO, S. C. L. G. . Gênero e Diversidade Sexual na EJA. In: Analise de Jesus da Silva. (Org.). Caderno pedagógico : gênero na educação de jovens e adultos (EJA). 1ed.Belo Horizonte: NEJA_ FaE/ UFMG, 2019, v. 1, p. 115-149

3.     SINDICATO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. (SINPEMM) Adaptado M. Silene.

4.     ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.