História da EJA

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Leituras indicadas - 02/10/2020

GRAMSCI, Antônio. Para a investigação do princípio educativo. In: GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 129-139.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia ou a teoria da curvatura da vara. São Paulo, ANDE, v. 1, n. 1, p. 23-33, 1981. Disponível aqui.

SNYDERS, Georges. A educação tradicional. In: SNYDERS, Georges. Pedagogia progressista. Coimbra: Almedina, 1974. p. 13-48.

Leituras indicadas - 09/10/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livro Manual:

SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Editora Intersaberes. Paraná, 2012.

Pedagogia Freiriana:

ANDREOLA, Balduino A. O processo do conhecimento em Paulo Freire. Educação e Realidade, v.18, n. 1, p. 32-45, jan-jul/1993.

ARROYO, Miguel G. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, Ester et al. Educação e cidadania. Quem educa o cidadão? 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995. p. 31-80.

BOFF, L. Prefácio. In: FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. p. 6-8.

BORGES, Valdir. O princípio ético-crítico freireano. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 213-231, jan./abr. 2014. Disponível aqui.

DANELON, Márcio. Educação e subjetividade: uma interpretação à luz de Sartre. 2003. 267p. Tese (Doutorado) - Campinas, 2003.

DUSSEL, E. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2002.

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: é ela um fazer neutro? Educação & Sociedade, n. 1. São Paulo: Cortez, 1978. Disponível aqui.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Outras leituras

GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996.

BEISIEGEL, C. A educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. Alfabetização e Cidadania, São Paulo, n. 16, p. 19-27, jul. 2003.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular. São Paulo: Pioneira, 1974.

GALVÃO, A. M., DI PIERRO, M. C. A construção social do preconceito contra o  analfabeto na história brasileira. IN: Preconceito contra o analfabeto, cap. 2. São  Paulo: Cortez, 2006, p. 31 -54 (Coleção Preconceitos, vol. 2)..

GALVÃO, A. M.; SOARES, L. História da alfabetização de adultos no Brasil. IN:  ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. (Org.) A alfabetização de jovens e adultos em  uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista  Brasileira de Educação, São Paulo, n.14, p.108-130, 2000. Disponível aqui.

FREITAS, M. C. de; BICCAS, M. de S. Educação de adolescentes, jovens e  adultos analfabetos. IN: História social da educação no Brasil (1926-1996). São  Paulo, Cortez, 2009, p. 209-263.

PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos. 2ed. São Paulo:  Loyola, 1983.