Sujeitos da EJA

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Acesse aqui! O prazo final de entrega é 04/12, sexta-feira.

Leituras indicadas

💛Referências Sujeitos Jovens 

ARROYO, Miguel. Imagens quebradas - Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. 

BRASIL; ABRAMO, Helena (org). Secretaria Nacional de Juventude. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude. Brasília: SNJ, 2014. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/participacao/politicas%20de%20juventude1.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2020. 

CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da "segunda chance". Disponível em:<http://www.forumeja.org.br/go/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20e%20Juventude%20-%20Carrano.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2020. 

CENPEC. A conclusão da Educação Básica entre os jovens de 18 a 29 anos. Boletim Educação e Equidade. São Paulo, julho de 2016. Disponível em: <https://www.cenpec.org.br/boletim/boletim01/?campaign=1616182046&content={ads}&keyword=eja%20perfil&gclid=Cj0KCQiA48j9BRC-ARIsAMQu3WRuW1CL_Hx8boAiDvzZj9qQBkOHM3jjkRgbMOhtnCRi3mJ--ynOHrwaAtKLEALw_wcB>. Acesso em: 10 nov. 2020. 

CORTI, Ana Paula; SOUZA, Raquel. Diálogos com o mundo juvenil: subsídios para educadores. São Paulo: Ação Educativa, 2004. p.11-14 e p. 22-29. 

DA SILVA, Analise de Jesus. Jovens estudantes pobres: significados atribuídos às práticas pedagógicas denominadas inovadoras por seus professores. Tese de doutorado. Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2007. 

DA SILVA, Analise de Jesus. A formação inicial dos professores de adolescentes: os adolescentes existem na EJA? Paideia, ano VI, n.7, 2009.Disponível em:<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:EjClw2hUo_EJ:www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/950&hl=pt-BR&gl=br&strip=1&vwsrc=0>. Acesso em: 04 nov. 2020. 

DA SILVA, Analise de Jesus (org). Diálogos com as juventudes presentes na EJA. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. 

DAYRELL, Juarez. Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016. Disponível em: <https://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication/view/livro-por-uma-pedagogia-das-juventudes/>. Acesso em: 06 nov. 2020.

SILVA, Natalino Neves da. Juventude, EJA e relações raciais: um estudo sobre os significados e sentidos atribuídos pelos jovens negros aos processos de escolarização da EJA. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: FaE/ UFMG, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7UPMEW>. Acesso em: 06 nov. 2020. 

SILVA, Natalino Neves da. Juventude negra na EJA: para além de uma educação compensatória. In: Negritudes e africanidades na América Latina e no Caribe (pp.116-131). Edition: Ribeirão Gráfica e Editora Publisher: Anny Ocoró Loango; Maria José Cordeiro. 

SILVA, Natalino Neves da. Educação de Jovens e Adultos: alguns desafios em torno do direito à educação. Paideia. Disponível em:<http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Qy_kZ0Y9OFYJ:www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/951+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.Acesso em: 13 nov. 2020. 

SILVA, Natalino Neves da. Juventude negra na EJA: o direito à diferença. ISBN: 8571605122. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.

SILVA, Natalino Neves da. Educação de jovens e adultos e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Crítica Educativa - Dossiê Educação de Jovens e Adultos como direito, v. 3, n. 3 (2017). Disponível em: <https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.260> Acesso em: 06 nov. 2020. 

💚Referências Sujeito Idoso

BARBOSA, Gisele Rieger P. A importância da educação na velhice: alunos idosos na EJA. Escritos e Escritas na EJA, nº. 5, 2 0 1 6, 1-30. Disponível em <http://www.ufrgs.br/niepeeja/AIMPORTNCIADAEDUCAONAVELHICE.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020

BEZERRA, Elenita de Vasconcelos. A educação de Jovens e Adultos na terceira idade. Trabalho de Conclusão de Curso. Paraíba: Universidade Federal da Paraíba, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2958/1/EVB19092014.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, de 5 de janeiro de 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%208.842%2C%20DE%204%20DE%20JANEIRO%20DE%201994.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20pol%C3%ADtica%20nacional,Idoso%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias..&text=Art.&text=2%C2%BA%20Considera%2Dse%20idoso%2C%20para,de%20sessenta%20anos%20de%20idade.>. Acesso em: 04 nov. 2020.

BRASIL. Decreto nº 1.948, de 3 de julho de 1996. Regulamenta a Lei n° 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, e dá outras providências. Revogado pelo Decreto nº 9.921, de 18 de julho de 2019 que Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática da pessoa idosa. Diário Oficial da União, de 04 de julho de 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1948.htm>. Acesso em: 04 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, de 3 de outubro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm#:~:text=LEI%20No%2010.741%2C%20DE%201%C2%BA%20DE%20OUTUBRO%20DE%202003.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Estatuto%20do%20Idoso%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.&text=Art.,a%2060%20(sessenta)%20anos>. Acesso em: 04 nov. 2020>. Acesso em: 04 nov. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Plano de Ação Internacional para o envelhecimento. 2003. Disponível em: <http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_manual/5.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Dispõe sobre o Dia Nacional do Idoso. Diário Oficial da União. 29 de dezembro de 2006.  em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11433.htm>Acesso em: 04 nov. 2020.

DA SILVA, Camille Auatt. O idoso na EJA: percepções sobre o retorno e a permanência escolar. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2017. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rjZBo77Njv4J:www.pgcl.uenf.br/arquivos/2017_camilleauattfinal_020920191649.pdf+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>Acesso em: 04 nov. 2020.

DIEESE- Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Quem são os idosos brasileiros. Boletim Especial DIEESE, nº 1, 30 abr. 2020. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2020/boletimEspecial01.html>. Acesso em: 04 nov. 2020.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção da População do Brasil e das Unidades da Federação. Disponívle em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock>. Acesso em: 04 nov. 2020.

MENDES, Denise Gonçalves. A perspectiva da aprendizagem do idoso na EJA: conquistas e desafios. Disponível em: Acesso em: 04 nov. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/153027>. Acesso em: 04 nov. 2020.

MENDES, Márcia R.S.S. Barbosa; GUSMÃO, Josiane Lima de; E FARO, Ana Cristina Mancussi; LEITE, Rita de Cássia Burgos de O. A situação social do idoso no Brasil: uma breve consideração. Acta Paul. Enferm., vol.18, nº 4, São Paulo, oct./dec. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000400011>. Acesso em: 04 nov. 2020

MARQUES, Denise Travassos; PACHANE, Graziela Giusti. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educ. Pesqui., vol.36, nº 2 São Paulo May/Aug. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200004>. Acesso em: 04 nov. 2020.

MEIRELES, Viviani Camboin; MATSUDA Laura Misue; COIMBRA, Jorseli Ângela Henriques; MATHIAS, Thais Aidar de Freitas. Características dos idosos em área de abrangência do Programa Saúde da Família na região noroeste do Paraná: contribuições para a gestão do cuidado em enfermagem. Saude soc., vol.16, nº 1, São Paulo Jan./Apr. 2007. Disponível em: Acesso em:< https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902007000100007#:~:text=Para%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es,com%2060%20anos%20ou%20mais>. Acesso em: 04 nov. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução/CD/FNDE nº 44, de 16 de outubro de 2008. Estabelece critérios e procedimentos para a execução de projetos de fomento à leitura para neoleitores jovens, adultos e idosos, mediante assistência financeira aos Estados, Municípios, Distrito Federal, Instituições Públicas de Ensino Superior e Entidades sem fins lucrativos. Disponível em:<http://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3273-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-44-de-16-de-outubro-de-2008#:~:text=Estabelece%20crit%C3%A9rios%20e%20procedimentos%20para,e%20Entidades%20sem%20fins%20lucrativos>. Acesso em: 04 nov. 2020.

NERI, Carmem. Com envelhecimento, cresce número de familiares que cuidam de idosos no país. Agência IBGE Notícias. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27878-com-envelhecimento-cresce-numero-de-familiares-que-cuidam-de-idosos-no-pais>. Acesso em: 04 nov. 2020.

NITAHARA, Akemi. Brasileiros com 65 anos ou mais são 10,53% da população, diz FGV. Letalidade da covid-19 entre pessoas com 80 anos é 13 vezes maior. Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/brasileiros-com-65-anos-ou-mais-sao-10-53-da-populacao-diz-FGV>. Acesso em: 04 nov. 2020.

OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Políticas públicas, educação e a pesquisa sobre o idoso no Brasil: diferentes abordagens da temática nas teses e dissertações (de 2000 a 2009). Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. IX ANPED Sul, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1845/243>. Acesso em: 04 nov. 2020.

PONTAROLO, Regina Sviech; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. O direito à educação prescrito no Estatuto do Idoso: uma breve discussão. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem01pdf/sm01ss03_07.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Concepções teórico Concepções teórico-filosóficas sobre -filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem ger envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica ontogeriátrica. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/reben/v63n6/25#:~:text=O%20conceito%20de%20idoso%20%C3%A9,pessoas%20com%2065anos%20e%20mais>. Acesso em: 04 nov. 2020.

SERRA, Deuzimar Costa; FURTADO, Eliane Dayse Pontes. Os idosos na EJA: uma política de educação inclusiva. Olhar de Professor. v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808>. Acesso em: 04 nov. 2020.

TERRA, Newton Luiz. Envelhecimento e Educação - oportunidades para a Terceira Idade no Brasil. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/tplEventoUnti/extensao/unti/evento/download_palestras/biologica.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2020.


💜Referências - Gênero

BELO HORIZONTE. Conselho Municipal da Mulher. Plano Municipal de Equidade de Gênero, BH, 2019.

BRASIL, Lei Maria da Penha, Lei nº11.340 de agosto de 2006.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da Identidade. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

 ______________. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 

DA SILVA, Analise de Jesus. Base de Dados – Municípios MG. Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/FaE/UFMG. Disponível em: <https://neja.fae.ufmg.br/index.php/pesquisa/ >. 

_____________________. Caderno pedagógico : gênero na educação de jovens e adultos (EJA) /Analise de Jesus da Silva ... [et al.]. – Belo Horizonte : NEJA: FaE/ UFMG, 2019.182 p. il. 

CHIMAMANDA NGOZI ADICHE. Um manifesto para educar crianças feministas. Companhia das Letras, 2018.

FBSP – FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019. São Paulo: FBSP, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e Educação. Uma perspectiva pósestruturalista, Petrópolis-RJ: Vozes, 1997. 

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, vol.20, nº2, jul/dez 1995, p.71-99.

WITTIG, Monique. El pensamiento heterossexual Y otros ensayos. Traducción de Javier Sáez y Paco Vi, Madrid, Egales, 2006

Vídeos e Músicas

“Chá  de Revelação” (Disponível em: < https://youtu.be/9I-wQrhm9yQ>)

“Discurso Religioso” (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vXo7cyfRLAc&feature=youtu.be)


Ciumento eu?  (Henrique e Diego) https://www.youtube.com/watch?v=pp_hkxpQrtA

 Materiais didáticos -  Gênero

Acesse aqui outras leituras indicadas sobre GÊNERO:

  • Nota Técnica 24 MEC: Conceito de Gênero
  • Decreto Federal sobre o Uso do Nome Social
  • Decreto Estadual sobre o Uso do Nome Social
  • Resolução SEE sobre o Uso do Nome Social
  • Caderno EJA Gênero
  • Caderno Educação Sem Homofobia
  • Guia Diversidades
  • Guia Gênero
  • Manual de Comunicação UNESCO Aliança Nacional LGBTI+
  • Nascidos Livres e Iguais
  • Relatório Final do XVI ENEJA
  • Outras